FAÇA SUA PARTE

FAÇA SUA DENÚNCIA – GARANTO SIGILO TOTAL e-mail: miraborleitetk@gmail.com

30 janeiro 2013

Educador Não-Docente

Você sabe quem são os educadores não-docentes? A resposta é simples.... são todas as pessoas que trabalham numa escola... no caso, fora da sala de aula. Como assim? Vejam, o professor é denominado "docente" por lecionar para os estudantes (discentes) as matérias constantes do currículo escolar. Porém, os professores não são os únicos responsáveis pelo processo educativo. A verdade é que todos que trabalham na escola cooperam com a aprendizagem dos estudantes, desde o porteiro que recepciona a todos na chegada a escola até a cozinheira que se empenha para fazer uma excelente refeição para os alunos. 

A estes, as mais recentes convenções sobre educação tem denominado de educadores não-docentes, dando, assim, a Cesar o que é de Cesar.
Estes trabalhadores são chamados corriqueiramente de "Pessoal de Apoio". Entretanto, esta nomeclatura tem que ser banida dos estabelecimentos de ensino, assim como das secretarias de educação e, principalmente, da lei que se mostra ultrapassada, tendo em vista que o termo "Pessoal de Apoio" diminue (e até mesmo chega a excluir) a efetiva contribuição que os educadores não-docentes dão ao processo de ensino-aprendizagem de todos os estudantes, sobretudo, quando se fala em ensino fundamental, pois basta imaginar como seria uma escola de1º ao 5º ano sem estes profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário