FAÇA SUA PARTE

FAÇA SUA DENÚNCIA – GARANTO SIGILO TOTAL e-mail: miraborleitetk@gmail.com

13 abril 2013

100 DIAS - Retrospectiva deste autodenominado Novo Governo.

Ontem, sexta feira, dia 12.04.13, completam 100 dias de um novo Governo, com 63,63% da Câmara Legislativa Municipal renovada, entre estes novatos me encontro.



POSSE
Quando da posse dos eleitos, em 01.01.13, as 20 horas, na Câmara Municipal, pude observar o quanto a politica é controversa. Existia naquele momento uma esperança estampada no rosto das pessoas que presenciavam o evento. Era ano novo, administração nova, prefeito jovem, tudo perfeito para uma grande festa, eu, particularmente, estava entusiasmado, depois de 5 tentativas DEFENDENDO O VOTO ÉTICO  tinha recebido a oportunidade dada pelo povo.






DESTAQUE DE 2012
2012 tinha virado sua página, ano político, política acirrada, e o destaque nacional? Imaginem... foi Neymar no esporte? foi um brasileiro inventando a vacina contra a aids ou coisa do gênero? Foi o record no PIB?... NÃO! Quem foi? O Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, o SENHOR DOUTOR JOAQUIM BARBOSA. Por Que? Colocou na cadeia a quadrilha do PT, que recebiam dinheiro para votarem nos projetos do Sr. Lula.






DECEPÇÃO
Grande foi a minha decepção quando, logo no ato da posse, o NOVO GOVERNO, que, pra não variar é do PT, usando dos mesmos artifícios já conhecidos no cenário estadual e nacional, comprou 2 dos 6 vereadores da oposição que tinham sido eleitos por aqueles que não queriam ser governados por um petista, seja ele quem fosse. A tentação de cargos e favores na prefeitura fez com que estes 2 se juntassem aos 5 que já compunham a base governista, visando a composição da mesa diretora da Câmara, como, de fato, fizeram.






CÂMARA NA MÃO

Com a Câmara na mão, o Governo Petista de Tarauacá já mostrou as unhas, ao mandar seu primeiro Projeto de Lei, que visava criar vários cargos, entre eles, uma representação em Rio Branco, para alocar os afilhados do poder. Foram 8 votos a favor contra 3 que se recusavam admitir tal absurdo. Perdemos para a força da máquina pública, mas fizemos uma pressão tão grande na mídia, que o governo municipal voltou atrás, e reconheceu que estava errado, deixando aqueles vereadores que votaram a favor com a cara no chão. E assim está sendo, temos perdido nas votações, devido o fato de sermos uma minoria que não se vende, mas não perdemos a honra, que nos seguirá mesmo depois da morte, pois é durante o decorrer da vida que construímos o legado que iremos deixar para posteridade.






A ADMINISTRAÇÃO
Os apoiadores do governo municipal petista pediram 90 dias para a máquina administrativa engrenar. Porém, mesmo após 100 dias de governo, vejo um prefeito jovem, sonhador, idealista e, acima de tudo, um bom médico e boa pessoa. No entanto, com uma carga de responsabilidade em suas costas maior que suas possibilidades de reagir, e o pior, muita divergência entre seus secretarios, disputando espaço, uns interferindo na pasta de outros. FINANÇA X EDUCAÇÃO X SAÚDE.






A LEI DA FÍSICA NA POLÍTICA
Infelizmente, os acordos feitos antes da eleição, em busca do poder pelo poder, nunca obtem um bom resultado. Todos buscam fatias maiores, ninguém ou quase ninguém está preocupado com o sucesso da administração, a maior parte torce para aquela velha máxima: "quanto pior melhor". Tudo isso ocorrendo dentro da própria casa, nas barbas do Prefeito, ou melhor, nas barras de seu jalequo. A verdade é que petistas e comunistas se aturam e se alfinetam, já pensando nas próximas eleições, pois a lei da física é simples, mesmo na política, para aqueles que só pensam em si mesmos: "dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo".






A SAÚDE
A saúde está um caos. O hospital, quando vem uma chuva, é um vexame só. Nos postos de saúde, os médicos quase não cumprem seu horário de plantão, o atendimento é desumano e insensível. A reclamação é geral! Só agora, bem recente, chegou uma remessa de medicamentos. Mas a verdade é que todos os dias somos abordados por pessoas carentes pedindo remédio, pois nas farmácias da prefeitura não tem o medicamento receitado pelo médico. As ações de saúde na zona rural até a presente data não se ouvi nem falar. Fiz uma solicitação ao prefeito pedindo a relação de todos os médicos contratados pelo governo municipal, bem como, os seus respectivos horários de trabalho, para que pudesse cobrar ou parabenizar, porém até o presente nada foi informado a mim.






AGRICULTURA
A Secretaria que cuida do apoio e fomento da aqgricultura no nosso município precisa se equipar para prestar um bom serviço, principalmente no apoio ao produtor, com o oferecimento de translado das mercadorias para a cidade. Além disso, é preciso, urgentemente, que sejam tomadas atitudes enérgicas com a administração do mercado publico, pois até hoje recebo denúncias a cerca do gerenciamento daquele espaço público, mesmo depois de uma audiência com o Secretario da pasta.




ADMINISTRAÇÃO
Esta tem sido o calcanhar de aquiles deste governo. Emprega uns a pedido de determinado vereador e demite outros para obter mais margem. Daí, no outro dia, emprega outros a pedido de outros vereadores para atender a mais interesses políticos, com isso, faz-se necessário demitir outros para recuperar a margem perdida. E assim vem sendo desde os primeiros dias de governo. 

Com denuncias sérias de nepotismo, bem como, uma penca de funcionários morando em outra cidades e recebendo pela prefeitura, além de não pagarem os direitos trabalhista dos que são demitidos, há um verdadeiro caos nesta sucessão demitidos e readmitidos, dependendo da pressão dos vereadores de "sustentação".






EDUCAÇÃO
Não há dúvidas quanto a boa vontade do coordenador do ensino rural de nosso município, que, por sinal, foi uma boa indicação, pois ele agrega competência e qualidade na execução de suas atribuições. No entanto, as intromissões, ocasionadas pela fome de poder dos vereadores da base de sustentação do governo, tem atrapalhado, e muito, a qualidade dos trabalhos deste senhor. Tem vereador que manda e desmanda. 

Na unidade de ensino da minha comunidade rural, a Escola Major Bayma (sede), o atual transportador de alunos, recém indicado por um vereador da base do governo, ano passado invadiu a escola na intensão de agredir a professora, o que gerou uma determinação judicial para não se aproximar da dita professora a menos de 200 metros. Hoje, este cidadão "tranquilo e sereno", foi contratado para transportar crianças, na mesma escola que invadiu, ou seja, parece que tal atitude serve de boa referência para o Governo petista.

A educação urbana, não tive tempo para dar um parecer, no entanto, nas próximas informações darei um raio-x.






OBRAS
As ruas viraram ramais. Basta citar como exemplo a rua Quintino Bocaiuva, que há muitos anos não se encontrava em tamanha degradação. A rua Capitão Hipólito, então, por menos disso foi alvo de varias denuncias de petista e comunistas no ano passado. Nos bairros, o povo está plantando bananeira e pescando nas poças d'água, a iluminação é coisa rara e água tratada é artigo de luxo.






CONCLUSÃO
Nesta minha pequena síntese do atual governo municipal, não percebo nenhuma mudança em relação a governo passados, o que me leva a concluir que a única coisa "nova" nesta administração é a idade do jovem prefeito.

Mas, apesar de ser seu opositor, por divergir das atitudes de seu partido, torço para que o senhor Prefeito consigo encontrar o caminho que leve realmente nossa cidade a vivenciar dias melhore. Eu nasci neste município, moro nesta cidade e pretendo viver até meus últimos dias nesta terra que tanto amo, por isso, não há como torcer contra o que amo, e torcer para esta Administração falhar é o mesmo que torcer para as coisas piorem ainda mais na minha terra.

Porém, isso não quer dizer que irei me calar e fingir que está tudo bem. Mensalmente irei fazer um relatório de tudo que vem ocorrendo em nossa cidade, no que tange ao poder público. Espero que da próxima fez eu tenha motivos para elogiar.






PENSAMENTO
Enquanto não compreendermos que um mandato politico, seja ele qual for, é um instrumento para a busca da qualidade de vida de um povo, e não um empreendimento pessoal, onde cada participante busca uma fatia maior para seu quinhão, independente do sofrimentos dos outros, virão eleições e mais eleições e nada vai mudar, mudarão apenas algumas caras.

Só há uma maneira deste país mudar: INVESTIR NA EDUCAÇÃO.

Mas para isso ocorrer, é preciso o povo abrir as vendas que cobrem seus olhos e aprender a escolher seus representantes.  pois os aproveitadores que entram na política não querem educar, educar pra quê? POLITICA virou investimento financeiro, fonte de lucro. Isso precisa mudar!

Nesses poucos dias que faço parte deste grupo seleto que detém um mandato político, já pude observar tantos desvios de conduta, que me a cada dia que passa tenho ainda mais convicção de uma frase célebre: "quando os bons se omitem, os maus tomam de conta do poder".


Um comentário:

  1. Meu nobre vereador,estes sangue suga que votaram para eleger o presidente da Câmara sendo ele da situação e tendo a maioria da (oposição),já comessaram dizendo para que vieram,traindo os seus eleitores que neles votaram,porque não disseram que eram de situação para não enganar as pessoas,por isso continui fazendo o seu trabalho e vigiando esta coja, grande Vereador

    ResponderExcluir