FAÇA SUA PARTE

FAÇA SUA DENÚNCIA – GARANTO SIGILO TOTAL e-mail: miraborleitetk@gmail.com

24 abril 2013

SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA EM TARAUACA-AC

Aconteceu nesta terça feira, dia 23/04, às 10 horas, na quadra poliesportiva da Escola José Augusto, a sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado do Acre, em Tarauacá, com a presença da mesa Diretora e mais 16 deputados, à pedido dos Deputados Estaduais Moisés Diniz e Valter Prado.








ABERTURA
O senhor Presidente da ALEAC, abriu a sessão falando dos 100 anos de Tarauacá e dos avanços, segundo sua visão. Falou também das homenagens que seriam ofertadas as cem personalidades do nosso município, e, em seguida, passou a palavra para os Deputados que dizem representar a nossa Tarauacá.








DECEPÇÃO
Ao se pronunciarem, os "dois representantes" aproveitaram o momento para se auto-promoverem, usando e abusando do tempo. Mas isso não foi nenhuma novidade para mim. 

Em seguida, foi passada a palavra para dois vereadores, um representando a oposição e o outro a situação.








CONTRADIÇÃO
Fui escolhido pela minha bancada para representa-los. De cara, já estranhei o anúncio feito pelo mestre de cerimônia: OPOSIÇÃO e SITUAÇÃO! Depois, ainda reclamaram que aquele  não era o momento para expor as divergências. Mas o fato é que eles mesmos já começaram dando o tom do discurso.







VERGONHA
Vi ali os seguimentos da sociedades buscando objetivos comuns: Homenagear sua gente, agradecer ao passado e fazer planos visando um futuro melhor para nosso povo. No entanto, no desenvolver do meu pronunciamento, quando começava a mostrar a realidade que vive a maioria do povo desta terra, fui logo advertido que teria apenas um minuto para concluir. 

Porém, é preciso que a classe política entenda que a população está cansada de ouvi discursos e gracejos, é preciso ação! E a prova maior disto é a grande ausência da população na primeira Sessão Solene da ALEAC, em nossa cidade. A verdade é que a platéia presente era constituída pelos homenageados, e seus familiares, os políticos e alguns poucos curiosos que não enchiam nem a metade de uma das fileiras da arquibancada do ginásio. 







RECONHECIMENTO
Iniciei falando das coisas boas e dos avanços obtidos com o trabalho, em especial, dos ex prefeitos de nossa cidade, bem como, do nosso amado e inesquecível Deputado, Senador e Governador do Estado, o senhor Nabor Teles da Rocha Junior.







BOICOTE
Entretanto, quando passei a mostrar que nem só de enfeites é constituída a realidade do nosso povo, se sucederam uma sequência de bilhetes me advertindo, dizendo que o tempo já tinha se esgotado. Se atrapalhou meu raciocínio? Sim, atrapalhou, e não poderia ser diferente. Mas não dei importância e toquei o barco para frente, com o seguinte pensamento: "estou na minha cidade, aqui é o nosso terreiro". E dentro do possível, expressei as nossas necessidades, o momento era oportuno e não havia como desperdiça-lo.







DESPREPARADO
Vi na condução dos trabalhos, um Presidente despreparado, tendencioso e irresponsável, ao ponto de gritar: "Vai curintia", no meio de uma sessão solene que exigia a máxima seriedade, pois ali homenageava-se  mais que uma terra, homenageava-se pessoas idosas que cooperaram para construção da cidade em que vivemos e amamos. 







DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS
Este homem, o Presidente da Mesa Diretora da ALEAC, desconhecido dos tarauacaenses e completamente alheio aos nossos problemas, tinha inicialmente um discurso republicano, mas permitiu que dois Deputados da Frente Popular, que se dizem representantes deste município, transformassem o nosso centenário num palanque politico, antecipando as eleições de 2014. 

Porém, quando eu resolvi levantar o tapete e mostrar a sujeira por detrás dos balões, a resposta foi imediata: primeiro tentaram corta minha fala com diversos bilhetes informando o fim do meu tempo, depois, o Excelentíssimo senhor Presidente da Casa não poupou ataques a minha manifestação, pela inconveniência de trazer à baila um assunto que eles preferem que seja escondido. Engraçado, não? Quando é para elogiar, eles montam o palanque, mas quando é para cobrar, eles tratam logo de derrubar qualquer um que tente enfrentá-los.







ESQUECIMENTO
Não há dúvidas de que as 100 pessoas escolhidas para serem homenageadas tiveram amplos e honrosos méritos obtidos durante o decorrer de suas histórias de vida. O que vimos ali foi uma bela homenagem, não somente as belezas da terra, mas sobretudo ao caráter das pessoas que ajudaram a construir nossa cidade ou honraram seus antepassados tarauacaense, fazendo história em outros lugares do país e do mundo.

É certo que faltaram muitos a serem lembrados, mas também isso é compreensível, tendo em vista a imensidão de pessoas ilustres e a restrição do tempo. Todavia, nossa terra produziu pessoas que se tornaram notáveis pelos seus feitos, e que, me perdoem as demais, mas a verdade é que estes não poderiam ter ficado de fora.

No entanto, aqui, lembrarei de pelos menos três notáveis. Três personalidades tarauacaenses que mereciam ter suas vidas cravadas nos livros de história das escolas de nosso município. Somos fruto do nosso passado e é com os olhos voltados para lá que enxergarem os caminhos do amanhã.

São eles:

PEDRO CORREIA
Um grande seringalista e comerciante da nossa região, sendo um dos primeiros desbravadores desta terra, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Tarauacá ao seu tempo.




ALTERVIR LEAL
Este tarauacaense, filho de portugueses, logo cedo seguiu a profissão de comerciante de seu pai e exerceu outras. Na política, foi eleito primeiro suplente do senador Geraldo Mesquita, em 1970, sendo efetivado após a escolha do titular para governador do Acre, pelo presidente Ernesto Geisel, em 1974. Em 1978 foi eleito primeiro suplente do senador José Guiomard, sendo efetivado após a morte deste, em 1983. Este grandioso homem obteve muita admiração de nossos pais e avós pela sua incansável luta pelos mais pobres e imensa generosidade para com todos, vindo a ser intitulado pela população carente como: o pai dos pobres.




ADELAIDE NERI: 
Esta tarauacaense, filha do sr. Vicente Crescêncio da Rocha e da dona Rosa Machado da Rocha, nascida no Seringal Santo Amaro, estudou e se formou em magistério, vindo a trabalhar como professora na cidade de Tarauacá, com muito esmero, o que levou-a a ser nomeada pelo, então, Governador Nabor Júnior, Diretora do antigo Departamento de Ensino Supletivo do Acre, contribuindo imensuravelmente com a propagação e o desenvolvimento da educação no nosso Estado, o que fez com esta mulher corajosa e determinada se elegesse, em 1990, Deputada Federal pelo PMDB acreano. 

Esta tarauacaense deveria ter tido maior destaque nas homenagens feitas na sessão solene da ALEAC, em Tarauacá, pois ela foi a PRIMEIRA e ÚNICA mulher tarauacaense eleita para Câmara dos Deputados Federais, e lá chegando trabalhou com muito afinco na área que mais se identificou durante sua vida profissional, isto é, a educação. Clique aqui para conhecer o trabalho feito por esta grande mulher como Deputada Federal. 

Sei que a Deputada Federal Perpétua Almeida tem se dedicado firmemente na Câmara Federal, porém este momento era de homenagem aos nossos conterrâneos ilustres que dedicaram boa parte de suas vidas em prol desta cidade, e que honraram os tarauacaenses noutros lugares Brasil a fora, e, sendo assim, se tinha alguém que deveria ter tido um lugar de honra naquela mesa, essa pessoa era a nossa Deputada Federal Adelaide Neri, filha desta terra.







SAUDAÇÕES
Quero saudar o Deputado Gilberto Diniz, pela ousadia e coragem de mostrar o que está acontecendo com a BR 364, esclarecer que os milhões de reais que foram enviados para a construção acabaram-se e a estrada recém inaugurada está um buraco só. Esse era o papel que deveria ter sido desempenhado pelos Deputados Valter Prado e Moisés Diniz, pois são do Juruá e sabem da importância de uma estrada dessa para nossa região.







CONGRATULAÇÕES
Congratulo ao Deputado Major Rocha pelo seu discernimento quando do seu pronunciamento e pelo CARÃO dado ao senhor Elson Santiago, Deputado Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre, quando, de forma irresponsável, tendenciou a condução dos trabalhos.







MENSAGEM
Aos meus irmãos de Tarauacá, não busco e nem quero ser empecilho de quem quer que seja. Dentro do campo politico-administrativo do nosso município,  venho apenas cumprindo com o papel de parlamentar: BUSCAR, FISCALIZAR e PROPOR. Esses são meus objetivos, SEM RECUAR, SEM CAIR E SEM TREMER, estou preparado para receber críticas embasadas e elogios encorajadores. Mas, sobretudo, sou consciente das dificuldades enfrentadas por aqueles que se metem a desafiar os "poderosos" que não se cansam em abocanhar mais e mais daqueles que já tem tão pouco. Minha luta é a favor daqueles que não tem meios e voz para reclamar.








COISA PRA ÍNDIO VER
Há meses atras, o governo fez uma festa aqui em Tarauacá, junto as famílias indígenas. 

Na ocasião, a equipe de governo fez uma exposição de mais de 60 barcos de alumino e 60 motores de rabetas, além de vários implementos agrícolas. Tudo ficou exposto em frente ao mercado publico, passando a impressão de que tudo aquilo era para os índios de Tarauacá.

No entanto, segundo informações trazidas pelo Vereador Cacique Narço, no dia seguinte, logo pela manhã, foi dado a ordem para levantar acampamento, deixando apenas 02 barcos e dois motores. O restante foi sentar acampamento noutro município,  com os mesmo objetos, iludindo novamente os nossos irmãos indígenas e, principalmente, todos que, assim como em Tarauacá, passavam por ali e se admiravam do Governo Estadual. Quem viu aquela festa, com certeza disse: Esse é um governo do povo!

Tire suas próprias conclusões!


Nenhum comentário:

Postar um comentário